domingo, 4 de dezembro de 2011

Caboclos de Pena ("Caboclos de Oxóssi")

Espíritos de antigos índios; dentre esses índios cada Entidade obtém a sua característica da qual obtiveram em vida, por exemplo: Índio, pajé, cacique, etc. Os Caboclos de Pena carregam uma grande essência em seus trabalhos espirituais, essência da qual oferece para a Umbanda muito da prática da pajelança. São ao lado dos Pretos Velhos as Entidades mais populares da Umbanda, seus campos de atuações são complexos, porém, todos dentro das matas, sendo alguns Caboclos(as) trazendo mais a essência das pedreiras, outros das cachoeiras, outros das matas virgens, outros dos rios, lagoas, etc.
Suas designações espirituais estão ligadas ao trabalho de CURA ESPIRITUAL, desfazendo DOENÇAS ESPIRITUAIS aplicadas nas pessoas que os procuram. Claramente que existe o individualismo de cada Caboclo(a), pois, dentre esta designação os mesmos através de seus conhecimentos espirituais, trazem seus elementos e enigmas ocultos ao direcionarem na forma em que vão designar seus trabalhos.
Pela razão da Umbanda cultuar o Orixá Oxóssi e o mesmo ter seu enigma natural as matas, os Caboclos que atuam na Umbanda trazem um respeito hierárquico com este Orixá, sendo que na ritualística umbandista foram denominados por muitos como “Caboclos de Oxóssi”, pois, como citado essas Entidades atuam nas matas, o que não faz esses Caboclos ou quaisquer Entidades de Umbanda ser dependentes dos Orixás para se manifestarem, simplesmente ocorre um respeito em relação aos Orixás, pela razão de que em muitos casos acontece das Entidades atuarem nos campos que os Orixás são responsáveis e usufruirem de seus elementos naturais.
fonte: http://ligacaoancestralumbanda.blogspot.com/2011/05/caboclos-de-pena-caboclos-de-oxossi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário