sábado, 10 de dezembro de 2011

IANSÃ - Orixá dos ventos e das tempestades – SANTA BÁRBARA

Sincretizada à Santa Bárbara, Inhansã é conhecida como a Orixá dos ventos e das tempestades. Essas tempestades são simbólicas, elas na realidade representam as feitiçarias, sendo o combate às feitiçarias a maior atuação de Inhansã. Ela é ainda conhecida como a guardiã dos mortos (Eguns) ou a encarregada de recebê-los após a morte nos cemitérios.
thumb_iansaOrixá guerreira é força de magia que afasta males e influências negativas, amparando a todos que a ela recorram. Seu poder vibratório anula cargas de enfeitiçamento, chamada simbolicamente de tempestades, vencendo nesse sentido demandas e feitiços de qualquer natureza.
Sua cor na Umbanda é o amarelo e seus fetiches são a espada e os raios. Inhansã é um Orixá de temperamento muito forte. No entanto, Santa Bárbara a quem foi sincretizada, foi uma moça meiga que sofreu grande martírio, provavelmente no Egito ou na Antioquia, entre os anos 235 e 313. A história de sua vida foi escrita em diversos idiomas como o grego, o armênio, o siríaco e o latim.
De acordo com a história, foi uma moça belíssima, filha de um nobre pagão conhecido como Dióscoro. A todo custo seu pai muito ciumento, a trancou numa torre a fim de resguardá-la de pretendentes. Certa vez Dióscoro viajou e em sua ausência, Santa Bárbara se fez batizar cristã, atraindo a ira de seu pai. Conseguiu fugir, mas foi capturada pelo pai e levada perante um tribunal pagão, sendo nesse tribunal condenada a ser exibida nua por todo o país. Padeceu de toda a sorte de suplícios, foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi mais tarde executada pelo próprio Dióscoro que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após a sua morte, uma grande tempestade se formou e um raio matou Dióscoro.
A imagem da Santa Católica mostra-a ao lado de uma torre, segurando um cálice em uma das mãos e uma espada com a outra mão. Esses simbolismos ensinam o seguinte:

A torre representa a sua prisão.
O cálice representa o Cristianismo.
E a espada a arma que lhe tirou a vida.

thumb_santabarbaraComo podemos ver Inhansã e Santa Bárbara nada tem em comum, o sincretismo ocorreu apenas por dois fatores - o raio que matou seu pai e a espada - fetiches de Inhansã.
Nas obrigações a Inhansã são usadas rosas amarelas sem os espinhos, velas amarelas ou brancas e água pura. Quanto às bebidas, esqueça-as! Algumas pessoas fazem obrigações com champanhe, licores de menta, de anis e outras bebidas que também não existiam na África e repito Orixás não bebem.
Os filhos e filhas de Inhansã são (normalmente) atirados, extrovertidos, geniosos, leais e muito francos e demonstram claramente esses sentimentos.
Com toda essa força que emana de Inhansã, pode levar seus filhos a situações de autoritarismo, dificilmente aceita pelas pessoas, o que os faz serem vistos como pessoas geniosas.
Inhansã no combate ao mal é a verdadeira fúria de um vendaval, ela livrará qualquer pessoa que se coloque sob a sua proteção, desde que essa pessoa não seja portadora de sentimentos de vingança. Inhansã chefia uma das falanges da linha de Xangô, isso indica que Ela também aplica a lei ao seu lado e é extremamente ativa nesse caso.
Possui ainda a atribuição de atuar contra os fora-da-lei no âmbito astral e trava ferrenhas batalhas contra esses seres do mal.
Nos terreiros, seus enviados manipulam os Silfos, que são seres elementais do elemento ar. I
sso ocorre principalmente nas defumações realizadas em nossos templos.
  • Cor ..................... Amarelo
  • Domínios .............. A atmosfera
  • Atuação ............... Contra feitiçarias
  • Saudação ............. Eparrei Inhansã
  • Elementos ............ Ar e fogo
     
    fonte: http://www.nuss.com.br/os-orixas/inhansa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário