sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ogum ( São Jorge )

Na região sudeste do Brasil, Ogum é sincretizado a São Jorge, Santo caçado pela Igreja Católica. Acredita-se que São Jorge tenha pertencido ao exército romano e converteu-se ao cristianismo sendo por esse motivo torturado e teve a cabeça decepada a mando do imperador Diocleciano. Embora caçado, São Jorge continua sendo o patrono ou o santo de muitas nações, como exemplo a Inglaterra e a Rússia e de muitos exércitos como o brasileiro.
Na Umbanda São Jorge continua sendo o Santo que representa Ogum. Ele é o Orixá protetor contra as guerras e contra as demandas espirituais. Ogum é o protetor dos militares e de todos os seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem perseguições materiais ou espirituais.thumb_saojorge
Sua cor é o vermelho encarnado, seu fetiche é a espada. Ele é o guerreiro que trava batalhas espirituais contra as forças do mal e é respeitadíssimo dentro de nossos cultos, como também pelos seguidores do mal. É comum os exús o chamarem Ogum de “meu Senhor das armas”, esse procedimento já demonstra o respeito que obtém até daqueles que combate. Sob a sua responsabilidade está a manutenção da lei e da ordem.
Conhecido como o general de Oxalá, Ogum protege a todos que a Ele recorrem. Seus domínios são todos os caminhos e todos os lugares. Em qualquer lugar que exista a menor possibilidade da prática do mal Ogum é atuante, sejam nas encruzilhadas, nas matas, nos cemitérios, nas praias, na subcrosta, etc.
A lei de Ogum é a lei da espada, sua linha é a mais atuante contra as forças da Quimbanda, da magia negativa e suas funestas conseqüências.
Nas obrigações a Ogum são usados cravos vermelhos ou brancos, velas vermelhas ou brancas, cerveja branca, água, pedidos e orações.

thumb_ogumDesconhecemos o motivo pelo qual a cerveja branca é consagrada a Ogum, já que essa bebida não existia na África, mas nas manifestações da linha de Ogum no terreiro, a cerveja branca é solicitada pelas entidades de sua linha, desta forma pode-se dizer que essa é a sua bebida, juntamente com a água. O uso de água em nossos rituais é grande, espíritos trevosos ou malignos não bebem água, desta forma se algum dia você desconfiar de mistificação em relação a qualquer entidade, solicite a ela que beba água, se a entidade recusar a água, sua máscara cairá. O uso de água contra demandas espirituais é comum, por ser a bebida de Oxalá.

Recorra a Ogum sempre que se sentir ameaçado espiritual ou materialmente. Peça ajuda a Ele, para você ou para qualquer pessoa que você notar estar embaraçada.
“Ogum jamais desampara aqueles que a Ele pedem ajuda”
  • Cor..........................Vermelho
  • Domínios..................Todos os caminhos e lugares
  • Atuação...................Contra demandas e feitiços
  • Saudação.................Ogum é meu pai ou Ogum iê
  • Elementos................Terra e fogo
     
    fonte: http://www.nuss.com.br/os-orixas/ogum.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário