A Umbanda é uma religião muito ampla. Mesmo dedicando-se anos de estudos, muitas vezes alguns detalhes e peculiaridades da Umbanda deixamos de conhecer plenamente e devido a Umbanda possuir um leque variadíssimo de opções de trabalho, sua tolerância quanto ao modo de ser, pensar e agir de seus adeptos e o ecletismo de sua doutrina, surgem outros adjetivos ao nome de Umbanda tentando torná-la mais específica e esclarecer quanto a linha de trabalho.
Devo deixar claro aqui, que não venho criticar nenhuma forma de trabalho na Umbanda e onde quer que haja amor, respeito e fé, haverá também a ação divina guiando os filhos de Deus para sua luz.
Hoje temos várias ramificações da Umbanda ou se preferir Linhas Doutrinárias, sendo que algumas guardam raízes muito fortes de suas bases iniciais, e outras que devido a origem de seus adeptos, absorveram características de outras religiões, mas que mantém a mesma essência nos objetivos de prestar a caridade , com humildade , respeito e fé .
Alguns exemplos dessas ramificações são:
Umbanda Popular ou Primitiva - Que era praticada antes de Zélio e conhecida como Macumba ou Candomblés de Caboclos; onde podemos encontrar uma forte influência africana e seus cultos de nação. É uma Umbanda bastante africanizada e também percebemos o sincretismo - Santos Católicos associados aos Orixas Africanos. Alguns trabalhadores desta linha doutrinária também a denominam de Umbanda de Pretos em contrapartida a suposta “Umbanda de Brancos”, ou seja, um embraquecimento cultural da Umbanda ocorrida durante o século XX;
Umbanda tradicional - Oriunda do Caboclo das Sete Encruzilhadas manifestado no médium Zélio Fernandino de Moraes que lançou as base da fé de Umbanda, onde se percebe que sua doutrina se baseia na caridade cristã ensinada por Jesus Cristo quando encarnado na Terra;
Umbanda de Mesa – De expressiva influência da chamada “doutrina Kardecista” ou seja, do espíritismo codificado por Allan Kardec. Nesse tipo de Umbanda, em grande parte, não encontramos elementos africanos (Orixás), nem o trabalho dos Exus e Pomba-giras, ou a utilização de elementos como atabaques, fumo, imagens e bebidas. Essa linha doutrinaria se prende mais ao trabalho de guias como caboclos, pretos-velhos e crianças. Também podemos encontrar a utilização de livros espíritas como fonte doutrinária.(Aqui quero deixar apenas uma observação: em 15 de novembro de 1908, época da 1ª manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas junto ao médium Zélio de Moraes, tido por muitos como data do surgimento da Umbanda, devido a rejeição de alguns kardecista à doutrina dos pretos-velhos e caboclos, tidos por estes como espíritos inferiores, mas isto de modo algum foi uma unanimidade de opinião e alguns que aceitaram a doutrina de ex-escravos negros e índios nativos podem ter influenciado o sugimento desta linha doutrinária da Umbanda);
Umbanda Omolokô - Trazida da África pelo Tatá Trancredo da Silva Pinto. Onde encontramos um misto entre o culto dos Orixás e o trabalho direcionado dos Guias, sendo mais comum aos estado da região sul do Brasil;
Umbanda Traçada, Trançada, Cruzada ou Umbandomblé - Onde existe uma diferenciação entre Umbanda e Camdomblé , mas o mesmo sacerdote ora vira para a Umbanda, ora vira para o candomblé em sessões diferenciadas. Não é feito tudo ao mesmo tempo. As sessões são feitas em dias e horários diferentes;
Umbanda Esotérica ou Aumbhandan - É diferenciada entre alguns segmentos oriundos de Oliveira Magno, Emanuel Zespo e o W. W. da Matta (Mestre Yapacany), em que intitulam a Umbanda como a Aumbhandan: "conjunto de leis divinas";
Umbanda Iniciática - É derivada da Umbanda Esotérica e foi fundamentada pelo Mestre Rivas Neto (Escola de Síntese conduzida por Yamunisiddha Arhapiagha), onde há a busca de uma convergência doutrinária (sete ritos), e o alcance do Ombhandhum, o Ponto de Convergência e Síntese. Existe uma grande influência Oriental, principalmente em termos de mantras indianos e utilização do sanscrito;
Umbanda de Caboclo - influência do cultura indígina brasileira com seu foco principal nos guias conhecidos como "Caboclos";
Umbanda de pretos-velhos - influência da cultura Africana, onde podemos encontrar elementos sincréticos, o culto aos Orixás, e onde o comando e feito pelos pretos-velhos;
Existem muitas outras formas de vivenciar a Umbanda e todas se forem vivenciadas do amor, com amor, por amor serão legítimas. Muitas outras formas existem, mas não têm uma denominação apropriada. Se diferenciam das outras formas de Umbanda por diversos aspectos peculiares, mas que ainda não foram classificadas com um adjetivo apropriado para ser colocado depois da palavra Umbanda.
fonte: http://luzdaumbanda.fortunecity.com/denominacoes/outros_nomes.htm
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